Prezados Senhores,
A GIANT Magic Seguros, SA., completará 8 anos de operações no mercado financeiro angolano no presente ano. A nossa pouca “idade” não nos livrou de enfrentar uma série de adversidades no plano global e até no cenário doméstico. Adversidades como a pandemia da COVID-19, variação do preço das comodities, alterações cambiais, e de desaceleração das maiores economias mundiais, tornaram-se em testes práticos que avaliaram de maneira extrema a nossa capacidade de resiliência e de respostas aos mais diversos cenários adversos enfrentados por todos os intervenientes do mercado.
A nossa administração debateu-se, desde sempre, com desafios intensos que exigiram de nós a busca pelas melhores soluções para a implementação do nosso plano estratégico. Esse plano foi desdobrado em diversas etapas que têm sido realizado ao longo do tempo.
Se é verdadeiro o ditado que diz que “temos que saber transformar os limões em limonada” podemos afirmar, sem medo de errar, que a GIANT foi bem-sucedida nesse quesito, porque conta com o talento e a motivação dos seus colaboradores que incansavelmente trabalham para tornar desafios em oportunidade. Hoje podemos olhar para o futuro com fé e esperança no esforço colectivo, e, diário de cada colaborador para alcançarmos os objectivos propostos e que concorrem para o engrandecimento da nossa organização.
No plano interno, o ano de 2024, trouxe uma série de mudanças positivas para a nossa companhia os quais destacamos a consolidação do nosso modelo de gestão que se traduziu na continuidade do crescimento que tem vindo a ser observado ano após ano. Continuamos a fazer parte do Co-Seguro Petroquímico, Aviação e Mineiro; adequamos e reestruturamos o nosso capital, assim como a nossa estrutura de accionistas que vem trazer maior eficiência e conformidade aos nossos processos, bem como fortalecer os mecanismos internos de controlo e de gestão.
No plano legal, continuamos a investir na operacionalização da Lei nº 18/22 de 7 de julho, (Lei da actividade Seguradora e Resseguradora) que, dentre outros aspectos, define uma série de alterações na estrutura orgânica e funcional das seguradoras, com grande destaque para as funções de controlo interno, gestão de risco, auditoria interna e actuariado. Continuamos a trabalhar para atender aos critérios estabelecidos pelo Regulador e não só.
Todo esse reforço estrutural de adequações e melhoria contínua dos nossos processos, seria inglório se não houvesse esforço igual, ou, maior nos outros dois aspectos que são a garantia da continuidade do negócio de uma organização que são a tecnologia e as pessoas.
Sendo uma empresa jovem, os nossos maiores desafios estão ligados à atração, desenvolvimento e retenção dos nossos colaboradores, que são a nossa maior prioridade. Mais do que um discurso comum, contamos com o contributo, o talento e a motivação dos nossos colaboradores para encantarmos os nossos clientes e criar uma cultura de inovação, transparência e de meritocracia para com todos. Não estaríamos a celebrar 8 anos de mercado se não fosse esse capital humano que a GIANT possui.
No capítulo tecnológico, estamos a realizar a maior migração de sistemas da história da nossa jovem companhia, num investimento necessário para o desenvolvimento de um ERP inovador e que certamente nos colocará na rota do desenvolvimento tecnológico com o suporte da Inteligência artificial, do big data e das análises mais estruturadas do negócio que proporcionarão a melhor diferenciação no nosso modo de estar no mercado e no contexto das seguradoras.
Creio estarem elencados os principais aspectos do nosso modelo de gestão e de trabalho para os próximos tempos; e, almejamos que os passos que elencamos aqui sejam a base do crescimento sustentável da nossa companhia, que só será gigante com o envolvimento de todos os stakeholders nessa árdua missão.
Desejo a todos sucesso nos seus afazeres!
Dr. Helder Jorge